Qual a importância do teste do pezinho?

teste do pezinho

O teste do pezinho é um exame laboratorial que todo recém-nascido tem direito e é uma das primeiras medidas preventivas na vida de uma criança.

Prossiga a leitura deste conteúdo da CRYA para encontrar mais informações sobre o assunto!

Um dos testes mais importantes para um recém-nascido é a triagem neonatal biológica carinhosamente chamada como teste do pezinho. Por meio desse procedimento, possíveis anormalidades podem ser detectadas e os bebês podem ser prevenidos a desenvolver doenças que podem prejudicar seu crescimento saudável.

É um exame laboratorial que todo recém-nascido tem direito e é uma das primeiras medidas preventivas na vida de uma criança que permite descobrir precocemente diversas doenças causadas por causas genéticas, metabólicas e infecciosas. 

Trata-se de um teste de enorme importância como uma das primeiras medidas preventivas na vida de uma criança, permitindo o diagnóstico precoce e o início de um possível tratamento antes que a criança desenvolva sequelas.

Escolha com cuidado a clínica onde você fará esses exames: equipamentos mais modernos produzem imagens mais nítidas e detalhadas. Quando se fala em modernidade a CLÍNICA CRYA é referência.

O que o teste do pezinho pode identificar?

Diversas doenças cujas causas genéticas, metabólicas e infecciosas podem ser estudadas e o diagnóstico precoce pode iniciar o tratamento antes que a criança desenvolva sequelas. 

Idealmente, os recém-nascidos devem ser triados para pelo menos 6 doenças preconizadas pelo Ministério da Saúde (deficiência de biotinidase, fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita). 

As famílias devem conversar com o pediatra para que ele possa ditar os melhores exames, levando em consideração, por exemplo, o histórico familiar dos pais e a relação consangüínea.

Como é feito o teste do pezinho?

O teste do pezinho é muito simples e geralmente é feito na maternidade onde a criança nasce, Isso porque o ideal é que o teste seja feito entre o dia 3 e o dia 10 de vida do bebê.

Este é um teste muito rápido que tira apenas uma pequena amostra de sangue do pé do bebê. Os resultados geralmente são publicados em uma semana, mas podem levar até 30 dias. 

É importante lembrar que o teste do pezinho não é um diagnóstico completo, ele atua como um filtro, permitindo identificar primeiro a existência de uma condição. Os pais serão instruídos sobre como ir a partir daí se ele testar positivo para algumas doenças.

Quais são as consequências de não fazer o teste do pezinho?

A maioria dos distúrbios mencionados aqui são difíceis de diagnosticar sem um teste do pezinho. Isso ocorre porque essas condições podem levar muito tempo para desenvolver sintomas.

O pior de tudo, eles podem ter sérias consequências se não forem tratados adequadamente, estes incluem deficiência intelectual e comprometimento da qualidade de vida das crianças.

Há 66 anos na vanguarda tecnológica, a CRYA é referência em excelência no atendimento e na realização de teste do pezinho

A CRYA há 66 anos se destaca no atendimento de exames de alta complexidade, teste do pezinho, diagnóstico por imagem, análises clínicas.

O espaço da clínica conta com uma equipe de médicos profissionais treinados nacionalmente para proporcionar um ambiente confortável para exames.

Além de médicos em diversas áreas da saúde, nossa equipe é devidamente treinada para oferecer o melhor e mais seguro atendimento aos nossos pacientes.

Gostou deste artigo? Continue seguindo a gente para acompanhar mais novidades. Agende seu exame aqui na CRYA! Saiba mais em nosso canal digital.